sexta-feira, 26 de abril de 2013

Projeto "A magia das cores" - Cândido Portinari


"Uma pintura que não fala ao coração não é arte,
porque só ele a entende. Só o coração nos poderá 

tornar melhores e é essa a grande função da arte. 

Não conheço nenhuma grande arte que não 

esteja intimamente ligada ao povo.”
(Cândido Portinari)



Durante o 1º bimestre, demos início ao projeto "A magia das cores", e o primeiro artista escolhido foi o pintor Cândido Portinari. Em algumas de suas obras o personagem principal é a CRIANÇA, ela é o foco e a narrativa, da mesma forma como é para nós, educadoras de uma geração onde o brincar se perdeu no tempo e espaço... com o projeto, nosso olhar se voltou para a infância!





Cada professora pode selecionar o material que julgasse ser interessante para sua turma, e os alunos a reproduziam. Neste universo pudemos ver brincadeiras como: pular carniça, soltar pipa, lançar diabolô, cata vento, gangorra...






Além do brincar percebemos outros personagens e realidade que tem como enfoque a temática social, das injustiças, das lutas como os trabalhadores, os retirantes, a natureza, a guerra e a paz, a vida e a morte...



Nossos alunos da educação especial realizaram o auto-retrato de Portinari, onde se enxergar e se revelar torna o nosso viver fundamental na formação da consciência de si e do outro.







As obras sacras também foram lembradas e trabalhadas pelas professoras de Ensino Religioso







Percebemos então a complexidade da arte, a particularidade do olhar e do movimento. Como é rica a pluralidade de interpretações e a subjetividade do traço! Os desenhos foram tomando formas e se preencheram de cores vivas! A arte como linguagem nos impressionou e nos aproximou deixando belos registros e expressões de cada criança pela escola e dentro de nós.


    




                                                               
E os alunos neste processo?  Foram sujeitos receptivos, felizes, interessados e participativos! Pudemos ampliar o campo da linguagem visual, do olhar como construção, do respeito mútuo, da concentração e percepção.

 



A biografia do artista transformou-se em uma grande linha do tempo coletiva, que trazia informações de sua vida misturadas à releitura das obras, como em uma galeria de arte.




Ao final do projeto, os pais e responsáveis foram convidados a apreciar a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e, assim como nós, embarcar nessa viagem e conhecer um pouco do mundo de Candinho, sob a ótica das crianças!













“A luta pela Paz é uma decisiva e urgente tarefa. É uma campanha 
de esclarecimento e de alerta que exige determinação e coragem. 
Devemos organizar a luta pela Paz, ampliar cada vez mais a nossa 
frente anti-guerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, 
sem distinção de crenças ou de raças, para assim unidos, os povos do
mundo inteiro, não somente com palavras mas com ações, levar até
a vitória final a grande causa da Paz, da Cultura, do Progresso e da 
Fraternidade entre os povos.”
(Mensagem enviada por Portinari à Conferência Cultural e Científica para a Paz Mundial)

Um comentário:

  1. Excelente trabalho da equipe da Pires! Parabéns a todos os alunos que capricharam muito durante as atividades do Projeto!

    ResponderExcluir